12 de febrero de 2005

A POA EDUCAÇÃO


Acima: Dandara, pensativa; o cartaz que deu origem à série; e a única foto xexelenta da peça que eu achei na Internet, em três cores de Pantone para disfarçar o amadorismo

Hoje fui ver Bonecas à beira de um ataque de risos, que faz parte do festival Porto Verão Alegre, no Teatro Renascença. O grupo que apresenta a peça já é tradicional em Porto Alegre, e reúne "nomes importantes da noite" (leia-se: atores transformistas). A cada ano, eles apresentam uma peça nova, mas sempre com algo em comum. Para começar, o título tem sempre um gosto de vídeo-locadora amanhecida: a anterior se chamava Eu ainda sei o que vocês dublaram no verão passado. O grupo é centrado em dois atores: Laurita Leão (Lauro Ramalho) e Dandara Rangel.

Laurita, radicada em PoA há já alguns anos, é um sopro de vida carioca nesta pequena capital provinciana. Um de seus melhores números de todos os tempos, infelizmente não repetido neste espetáculo, é sua "impersonação" da mulher do prefeito dizendo que esta cidadezinha é demais enquanto é assaltada por pivetes na parada de ônibus. Já Dandara Rangel, famosa inicialmente por dublar Alcione, está de dar barrigadas com o repertório novo, principalmente no primeiro ato, em que as atrizes são Puro Teatro (a música toca ao fundo), falando um castelhano bárbaro, que daria orgulho a meu amigo Guido.

Sinopse (não, não é nome de guerra de ninguém): No dia do aniversário de Pepa (Lauro Ramalho) , Ivan, seu amante (voz do diretor), deixa-a para virar Lola (voz do diretor em falsete). Dele resta apenas uma mensarrem em lá contestadora automática. Logo chegam a amiga (Ricardo Leite), a esposa (Dandara Rangel) e a garota de programa (Renato del Campão). As quatro atrizes lembram de sua primeira vez nos palcos, chamam um go-go boy (Everton Barreto), dublam e destilam veneno.

Claro que duas horas de dublagem não são para qualquer um. O espetáculo tem momentos parados, como a parte da Família Addams, especialmente rasa, e a Dandara dublando Somewhere over the rainbow em português. Tem momentos, em contrapartida, de ousadia hilariante: Dandara dublando a filha do ministro, nua, com uma xaninha loira que mais parecia um mamão cabeludo. Tem personificações perfeitas: Rita Lee por Ricardo Leite e Ney Matogrosso por Renato del Campão. Dos quatro, Renato é sem dúvida o melhor ator, e sempre dá apartes ótimos.

Dandara está cada vez melhor! Quase morri mil mortes ao vê-la incorporar um Tim Maia rápido com uma fixação por dildos de madeira. Ela dubla Banho de Lua em um dia ensolarado na praia do Lami, com direito a óleo de bronzear de Q-Boa, sombrinha e coreografia. Desde Scarlett O'Hara, ninguém havia trajado uma cortina velha com tanta classe. A gloriosa atriz cômica ainda recebe, em outra cena, uma pomba gira machorra que só sobe se tiver mulher.

Laurita Leão é fã da Vanusa, aquela da franja loira, mãe da Aretha, e está maravilhosa, trágica e parecida com a Barbra Streisand jovem, dublando Sonhos de um Palhaço.

A troupe insana consegue ser mais interessante, mais teatral, e mais cultural (não que isso exija grande esforço) do que o pretenso teatro gaúcho. Aqui estão encenando Bailei na Curva há mais de vinte anos, Tangos e Tragédias, desde que eu nasci, e coisas do tipo Pois é, Vizinha, e outras auto-ajudas femininas, desde que a Martha Medeiros começou a escrever naquele pasquim. Iniciativas como a Antígona, da professora Katrin Rosenfeld, só ocorrem uma vez em cada geração ímpar.

O que destaca esta peça do joio amador e pretensioso, louvado nos jornais do almoço deste lugarzinho, é que eles não se levam a sério, coisa fundamental tanto na vida como na arte.

Vida longa, Dandara!

3 comentarios:

Anónimo dijo...

ahn, jo quiero ver...

risos...

duas horas de dublaJem eh?


ps, esse guido sou eu?

g.

Marcelo dijo...

Por Supuesto que Sííí!

Corazón

Anónimo dijo...

Bixo....fazia um tempinho que eu não passava por aqui...adoro tudo o que tu escreves, preciso, com um senso de humor afiado, cheio de referências...só mesmo uma Mente Brilhante como a tua....ah...e esses problemas caseiros como inundamentos e Tsunamis são um horror na minha vida....
Abração...Alê