23 de marzo de 2005

Blue ou Happy Sad


Joan Miró. Blue II. 1961. Oil on canvas. 270 x 355 cm. Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, France. Esse Miró, que ilustra o post, ilustra também uma parede da sala daqui de casa.

Todo mundo sabe que o sul está numa seca de proporções alarmantes. Muito tempo sem chuva faz com que a gente se esqueça de como é um dia de chuva. Um daqueles cinzentos, em que chove um pouco mais forte, chove um pouco mais fraco, e continua chovendo. Uma murrinha infindável! A gente só tem vontade de ficar em casa vendo uma comédia romântica e comendo pipoca.

O clima influi no meu estado de espírito, deve acontecer o mesmo com muita gente (por exemplo, o post de hoje da megera Ticcia), e aqueles probleminhas que rondam a cabeça parecem enormes. A tristeza vai tomando conta, e, quando percebemos, uma depressão já se instalou. Mesmo esses dias tristonhos têm alegrias escondidas. Hoje na minha aula de inglês a professora elogiou meu essay, que eu achei bastante íntimo e um tanto confuso. Na verdade, eu sou assim: íntimo e confuso, ou talvez, conflitivo, e um tanto saudoso. Como escreveu o meu colega de aula -- definir oneself é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Posso acrescentar que é difícil até para aqueles que são sentados (centrados) no próprio ego. Fiquei feliz, principalmente por entender um pouquinho mais sobre mim mesmo.

Agora, para se entregar completamente à possível tristeza do dia, aconselho ouvir: Rainy Days and Mondays, com Carpenters (What I’ve got they used to call the blues / Nothing is really wrong / Feeling like I don’t belong / Walking around some kind of lonely clown / Rainy days and mondays always get me down) e Esta tarde ví llover, de Armando Manzanero (Esta tarde ví llover, / ví gente correr / y no estabas tú.). Para ficar contente da vida, tente: Pennies from Heaven, com Frank Sinatra ou Billie Holiday (Every time it rains, / It rains pennies from heaven/ Don’t you know each cloud contains/ Pennies from heaven).

No hay comentarios.: