Em tempos de julgamento do Michael Jackson
Um dos discos que mais escutei quando era criança foi um álbum gravado ao vivo da Maria Bethânia, Drama - Luz da Noite - 3º Ato, de 1973. Como era costume, o show era uma mistura de clássicos da MPB, o repertório do álbum anterior (Drama), poemas (Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Antonio Bivar,...) e um bolero: Donde andará mi vida.
Esse bolero sempre foi um dos meus preferidos, e conta a história de um rouxinol (ruyseñor, em castellano) que se perde de sua rouxinol (ruyseñora). Muito linda! Nunca escondi que tenho uma tendência ao brega-exagerado-latino, simplesmente não resisto a um bom sofrimento. Escuto em casa com as janelas fechadas ou nos rédifoni.
Pesquisando pela Internet, encontrei uma gravação ao vivo do Sandro, já falei sobre ele aqui, ele é el rey, como Roberto Carlos. Pesquisando um pouco mais, descobri que a versão original é de um menino prodígio: Joselito.
El Ruyseñor - coisa fofa!
José Jiménez Fernández, Joselito, nasceu em 11 de fevereiro de 1943, na Espanha. Desde muito cedo mostrava seus dotes vocais no radio, gravou vários longplays, e foi estrela de vários filmes, como El pequeño ruiseñor, ainda em preto e branco, em 1956. Acabou sua carreira discretamente, em 1968.
Otra capa del niño cantor - O personagem da semana
Aqui encontrarás alguns outros exemplos de meninos cantores prodígios, como Luis Miguel, Menudos, e o incrível Gerardo Fernandez. Diga não à pedofilia!
Alguém poderia me explicar como a Bethânia chegou no Joselito, el niño ruyseñor? Especulamos que seja influência da Dona Canô... Dá para imaginar a Bethânia pequenina e cabeluda escutando niños cantores na vitrola. Caetano no seu álbum Fina Estampa dedica La Golondrina para sua mãe, então pode ser que a Dona Canô gostava mesmo de uma coisa trágica em castellano.
4 comentarios:
Joselito tem cara do gorato de A Professia! Meeeeedo!
Sim, eu disse "professia", não liga não! É que eu ainda não tomei café. Tô meio devagar.
PROFECIA!
Sim, saiu!
Bj.
Ele encerrou a carreira quando raspou a cabeça (como a Carolina idon'twannaashort DickMan) e viu no espelho 666!
Cousa Meda!
Meu DEUS! Agora que eu vi, "gorato", ai Jesuis... Dislexia total!
Mas enfim...
Publicar un comentario