20 de julio de 2005

Um dia daqueles!

À esquerda, a flor da amizade.

Um dentista argentino resolveu que homenagearia seus amigos com um dia especial e escolheu o dia 20 de julho, o dia em que o homem pisou na lua pela primeira vez. Quem sabe os amigos do dentista eram todos lunáticos? Verdade é que o dia do amigo é muito mais comemorado na Argentina que o dia dos namorados (12 de junho). O dia do amigo é uma data para se estar com os amigos e mandar cartões.

Na França, no dia 1º de maio, dia internacional do trabalho, se dá um galhinho de muguet, um flor delicada, para o objeto de interesse romântico. Na mesma linha, no dia de São Valentim, 14 de fevereiro, também se comemora o dia dos namorados nos Estados Unidos, quando se dá cartões. No Japão, um mês antes, no dia 14 de janeiro, se celebra o Dia Branco, quando as meninas demarcam seu território dando chocolates para os meninos de seu interesse. Quando chega o dia dos namorados elas já sabem de quem esperar presentes e declarações. Prático, não?

Na França, nos Estados Unidos e no Japão é o momento em que amigos ou conhecidos podem tornar-se namorados. Se na Argentina, país onde foi inventado o dia do amigo, se comemora somente a amizade, há um outro momento em que paixões adolescentes se realizam. No primeiro domingo de sol da primavera, uma horda de adolescentes se reúnem nos Bosques de Palermo para o que agora se chama de rave. Dia perfeito para passear no bosque e colher a flor, se é que vocês me entendem?

Estas considerações sobre datas inventadas são só para desejar um feliz dia aos meus amigos. Não, não vou enumerá-los, muito menos classificá-los.

1 comentario:

Anónimo dijo...

Que fofo! Feliz dia do amigo pra vc tb! Abraço.