15 de agosto de 2005

Quem tem medo de Wacko Jacko?

Esqueça o julgamento e os menininhos molestados, ao menos por enquanto. Esqueça a brancura OMO e todas as plásticas. Esqueça a falta de nariz e de senso do ridículo. Deixe de lado a curiosidade mórbida sobre a vida do mega-star e o preconceito, apenas aprecie um gênio da música - o auto-intitulado Rei do Pop.

The Essential - a nova coletânea do Michael Jackson - é um manual de receitas para fazer pop como deve ser, principalmetne o primeiro cd (De I want you back até Thriller). Destaque para as canções do Off the Wall - um dos melhores álbuns de disco.

Da fase menino prodígio têm I want you back, ABC, Rockin’ Robin e Blame it on the Boogie (a versão em castelhano do Luis Miguel é algo). O que? Nada de Jackson 5? Nada de Michael Baby? Não sabes o que estás perdendo. Let’s Boogie! Don't blame it on the sunshine, Don't blame it on the moonlight, Don't blame it on the good times, Blame it on the Boogie.

Da fase comecei a fazer plásticas tem as pérolas Don’t stop till get enough, Rock with you, Billie Jean, Wanna be startin’ somethin’, Beat it, até mesmo o mega-hit-medo Thriller, ainda são insuperáveis.

O segundo cd, que abrange a fase pós-Bad, é constrangedor. Ainda assim, eu recomendo: The way you make me feel (batidão seco racha pista), Smooth Criminal (Annie, are you O.K.?), In the Closet (literalmente: No armário - Onde?) e The Man in the Mirror (I'm startin' with the man in mirror/ I'm askin' him to change his ways).

Tem mais? Sim, tem baladinhas para adoçar o seu coração: I just can’t stop lovin’ you, Human Nature (não, não é a da Madonna), She’s out of my Life. Ainda bem que não tem a baba I’ll be there, aquela que a Mariah regravou, um horror! Só faltou o dueto com a mana JanetScream – uma das minhas favoritas de todos os tempos.

Só aí já temos o suficiente para momentos de P3D (puro pop para dançar). It doesn't matter if you are black or white, vale fazer o moonwalking e pegar lá... Huh! Who’s Bad?!

Post dedicado ao Rafa Bacelo - um admirador incondicional do MJ - e a Lúcia Sachê de Boca - a gente cantava Wanna be startin' somethin' nos corredores do direito da FURG.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Ah, essa eu tenho que comentar! Pois é, sempre achei MJ genial. O pop (e alguns de seus derivados, como o videoclipe, só pra ficar em um exemplo fácil) se divide em antes e depois dele. Eu até acho que, pelos serviços prestados à arte, ele tem direito de comer criancinhas! rssss. Brincadeiras e esquisitices à parte, acho que ele deveria estar produzindo enquanto o mundo discute as cirurgias plásticas que ele fez no nariz e no resto do corpo. É esse o legado que MJ vai deixar pras futuras gerações. Não se pode menosprezar um cara que fez Smooth Criminal (sua obra prima), Billie Jean, Thriller e alguns dos grandes momentos visuais da história do showbis, como aquele passinho pra trás, aquela inclinada no corpo que provavelmente ninguém mais será capaz de fazê-lo e aquele minuto em silêncio, que fez milhares de fãs desmaiarem antes mesmo de começar o show, só com a presença do ser estranho no palco. As mães que cuidem de seus filhos. Lugar de criança é na escola e não em Neverland.

Anónimo dijo...

eu tb tenho que comentar ele e rei e tb uma exelente pessoa...vc sabe quantas instituiçoes ele ajuda pelo mundo?.......40 sem contar com sua propria a heal the whoard ai vem vc me fazer ler uma droga de comentario de que esqueça os menininhos molestado... de quem vc fala? nao pode ser do inocentado jackson o juri dele foi rascista e nao se esqueça de que ele e negro no papel... nao seria jmais inocentado se realmente nao fosse inocente isso so me resta ressar por tanta injustiça feita para cara