9 de septiembre de 2005

Portable Porter

Juntei alguns álbuns e canções dedicados a Cole Porter em mp3 para deleite do meu amigo Corradi. Os dois Songbooks da Ella Fitzgerald, o do Frank Sinatra, e o da Julie London. Ainda as melhores versões da trilha do filme De-Lovely, do Red Hot + Blues, mais algumas coisas soltas.

Talvez as versões da Ella tenham se tornado “as definitivas”. - Quer conhecer Cole Porter? - Então escute os dois volumes da Miss Fitzgerald. Como bem disse Vincente Minnelli: If you want to learn how to sing, listen to Ella Fitzgerald.

Ella nasceu em Newport News, no estado da Virginia, em 25 de abril de 1918. Muito embora tenha sido reconhecida como uma das grandes damas do jazz, sofreu enormemente com o preconceito por causa da sua cor.

Recebeu apoio de gente importante, como Marilyn Monroe, que ajudou a romper com as barreiras impostas pela cor. Por influência de Marilyn, Ella estrelou uma temporada de sucesso no Mocambo, famosa casa de shows na época. Miss Monroe tinha uma mesa especialmente reservada para todas as noites da temporada. Ella considerava Marilyn uma mulher excepcional e muito a frente de seu tempo.

Ella morreu em 15 de junho de 1996, na sua casa em Beverly Hills, após anos de luta contra a diabete. Em decorrência da má circulação causada pela diabete teve que amputar as duas pernas, dificultando suas aparições públicas e concertos. Sua última apresentação ao vivo foi no Carnegie Hall, em 1991. Assim mesmo, durante a primeira metade dos anos 90, Ella gravou incessantemente.

Voltando ao C. P. As letras de Cole Porter são maravilhosas. O que chama atenção é que poucos intérpretes cantam a introdução das canções. A Ella Fitzgerald cantava.

As introduções serviam para que no musical (teatro ou cinema) tivessem uma ligação com os diálogos. Indicavam que o ator ou atriz iria começar a cantar e impediam que os diálogos simplesmente parassem e a criatura saísse cantando do nada. Mesmo sendo uma canção separada do seu contexto, vale prestar atenção.

Frank Sinatra manteve a introdução de Night and Day na versão de seu disco dedicado à Porter. Das muitas versões de Night and Day essa é a definitiva, ao menos para mim.

Like the beat beat beat of the tom-tom
When the jungle shadows fall
Like the tick tick tock of the stately clock
As it stands against the wall

Like the drip drip drip of the raindrops
When the summer shower is through
So a voice within me keeps repeating
You, you, you


Night and Day - Cole Porter

No hay comentarios.: