24 de agosto de 2008

Presents do tipo Gifts


Celia Ribeiro é a referência em etiqueta e comportamento aqui no Rio Grande do Sul. Além de vários livros públicados, como esse aí do lado, ela escreve todo o domingo no jornal Zero Hora.

Celia tem um modo todo próprio de escrever. Aqui em casa como sempre lemos a sua coluna, falamos algumas coisas como se fossem escritas por ela. Tipo: surgem mini-quiches e o garçon traz pequenos guardanapos presos com mini-clips (tudo tem mini-clips e tudo é no presente), para espanto das senhoras presentes.

Sempre lembro de uma coluna sobre a moça que vai dormir pela primeira vez na casa do namorado. Algo assim: ele tem escovas de dentes novas. Ele retira um sorvete muito gostoso do congelador, surgem pequenas taças próprias para o sorvete. Tudo de muito bom gosto.

Bom, atentem para o início de um de seus textos de hoje:

"A troca de delicadezas é inerente a uma relação social. Independente de ter sido de nosso agrado ou não, todo presente merece agradecimento. Quando se recebem flores ou uma pequena lembrança de parte do convidado de um jantar ou de uma festa oferecida na véspera, não é preciso agradecer logo. No primeiro encontro, se faz referência àquela atenção: "Obrigada pelas lindas rosas". Pacotes de presentes de aniversário são sempre acompanhados por um cartão (faltou o preso por um mini-clip), uma das mais freqüentes oportunidades para o uso do cartão de visita. Como o presenteado não pode abrir o pacote na ocasião, é a única forma de a aniversariante identificar quem deu o quê. Um amigo da coluna desafabou, com razão, que a maior parte das vezes que isso acontece não recebe um telefonema ou um agradecimento posterior, "pelo menos para dizer alguma coisa e a gente saber se o presente foi identificado".

Então, meu muito obrigado aos que já confirmaram presença no meu aniversário e, gentilmente, fizeram depósitos em Euros na minha conta numerada para que se possa efetuar o pagamento da moça que vai cantar.

Outra dica do jornal de hoje é sobre retirar o selinho dos cristais (tudo vindo lá de Santa Catarina). Retire, sua porca! E lave bem seu copinho.

PS: A festa tanto pode ser adiantada para o Rio de Janeiro quanto para Buenos Aires. Vejo vocês lá!

4 comentarios:

Tiago Lobão dijo...

Olá, Marcelo...
Você ainta tem o filme "Lady Sings The Blues", com a Diana Ross? ou ao menos onde posso encontrá-lo?
Estou precisando dele para um trabalho e tá um tanto impossível de encontrar na Internet.

Obrigado.
Um grande abraço!

Jackson Morais dijo...

Adorei o texto (com mini-clip suppaduppa) do tipo post! Ti-popô-st é caco-fonia do tipo phono?
;-)

Anónimo dijo...

Já foi dada a largada para a gastança do meu décimo-terceiro, amigo !! E aí ? Vamos ?

Boy George (feat. Culture Club)
Dia 09/09/2008
Horário: às 20h
Preço: de R$140,00 a R$220,00
Via Funchal
Rua Funchal - 65
Vila Olímpia
Fone: (11)3846-2300
São Paulo - SP

Too-Tsie dijo...

Dessa senhôra nada conheço, mas a dama da etiqueta aqui, pelo menos era a Madame Christine Yufon. Mas isso tem teeeeempo, depois veio aquela perua Claudia Matarazzo, e depois aquela bicha almofadinha cabeluda & enfadonha, Fabio Arruda.

E dessa frescurada toda, eu só sei que em mesa com trocentos talheres, é pra começar de fora pra dentro e fim.