14 de octubre de 2008

Coo-Riti-Bah2

Ópera de Arame, com chuva e turistas


Achei as mesmas coisas que todo mundo acha sobre Curitiba: limpa, organizada, o trânsito está começando a apresentar os problemas que todas as grandes cidades já possuem – engarrafamento depois das 18h, transporte coletivo de primeira com passagem integrada, mesmo sem muitos policiais pela rua reina certa segurança, muitos parques, muitos calçadões, muitos shoppings.

O que realmente me chamou atenção foi:

Frio, muito frio, mais frio que aqui no Sul.

Falta de sinalização voltada para o turismo. A cidade está bem preparada para receber o turista, mas faltam placas indicativas. Perdemos de caminhar no centro histórico charmoso, para bater botinhas na Calle Florida, ops, Rua das Flores – um calçadão sem muitos atrativos. Mas passamos naquele prédio de banco em que as crianças cantam no Natal.

Não vi ninguém bonito, exceto alguns pouquíssimos turistas e descendentes de japoneses. Eu sei, estou acostumado com o sul, onde todos são meio Gisele.

Eu sempre acho que as cidades têm um clima. Porto Alegre é tensa e sexual. Achei Curitiba bem calma, tranqüila, até demais.

Atravessamos o Passeio Público, um passeio, parque e zoológico, à noitinha e não cruzamos com nenhum curitibano atrás de uma árvore com o pau na mão, nenhum grupinho de maconheiros, traficantes, prostitutas ou travestis. Se não estão nos parques, onde andarão?

Todos falam do bairro Santa Felicidade e sua gastronomia. Imaginamos que fosse uma seqüência de restaurantes charmosos, cantinas italianas, bares bem decorados. Fomos com outros dois colegas. Chegando lá, nos deparamos com restaurantes enormes, de arquitetura neo Las Vegas, comida tipo bastantão. Foi uma decepção.

No fim, o saldo foi positivo. Nossos trabalhos foram muito elogiados. Vimos muitos trabalhos de qualidade. Aproveitamos para caminhar pela cidade. No sábado chuvoso, andamos na jardineira – ônibus de turismo que percorre os pontos turísticos da cidade. Pena que não conseguimos descer no Jardim Botânico por causa da chuva. Muito divertido!

3 comentarios:

Rody dijo...

Impressões idênticas sobre a cidade, honey.

Puxa, 'tensa e sexual'? Preciso mesmo ir a Porto Alegre! hahahaha!

Too-Tsie dijo...

Pois é meu caro, PoA é SEXY, eu super concordo, ainda mais no calor infernal que faz agora no final do ano.

Curitiba é muuuuito esquisita, linda, civilizada, remete a muitas lembranças da minha infância (a gente viajava muito pra Curitiba), mas depois de se ver tudo que é turístico acabou, fica sem graça. Talvez a culpa seja dos próprios e sua simpatia blazé.

John dijo...

POA tensa e sexual, concordo e assino embaixo. E não só no verão.