27 de febrero de 2011

Torcendo por Mr Fincher



Rebecca, Vogue ou a arte de filmar janelas com glamour
Bom, a coisa começou meio assim. O marido inventou de ver aquele filme do Facebook, porque amanhã é dia de Oscar. Achei meio fraquinho da parte do marido, porque tínhamos combinado antes que não íamos ver esse filme, que era só o que todo o mundo anda vendo, sobre um assunto que não era tão interessante, etc etc.


Bom, mas no fim eu estava cansado, queria ficar sentado, então o marido venceu e vimos a tal Rede Social. Concluí finalmente que o filme era muito bom, que estava sendo preconceituoso não querendo vê-lo, etc etc (e o marido, que no fundo também não apostava muito no filme, concordou).


Assim que o DVD terminou, a primeira coisa que eu disse foi: "Quero ver Express yourself, da Madonna, porque faz horas que ando querendo ver".


-- Só por causa da música nova da Lady Gaga? -- perguntou o marido, revirando os olhos.


-- Não. Quer dizer, talvez -- respondi -- Faz horas que quero ver esse vídeo -- teimei.


-- Bom, é um super vídeo clipe, eu também gosto. Quem é o diretor?


Eu estava com a capa do DVD na mão. Dei uma olhada e respondi:


-- David Fincher, por quê?


-- Tu tá brincando, né?




Metropolis, Express yourself, ou a importância do coração entre as mãos e a mente
Bom, como vocês todas, wikipédicas superinformadas que leem meu blog já sabem, que eu não precisaria apontar a nível de informação, o diretor do filme A Rede Social é o David Fincher. Sim, o mesmo. Como assim? E não apenas! Ele é o diretor das seguintes coisas importantíssimas abaixo:


Express Yourself e Vogue, ou seja, as primeiras Madonnas chiquetérrimas cheias de referências do cinema -- o diretor foi, em suas vidas anteriores, trocador de rolo de projeção de filme. Express yourself homenageia o filme Metropolis, de Fritz Lang, e o livro Atlas Shrugged, de Ayn Rand. Vogue, além da orgia de pictures of beauty queens, tem uma fortíssima vibe Rebecca, de ninguém menos que Alfred Hitchcock. Da Madonna, David Fincher ainda dirigiu Oh Father e Bad Girl.




Cold hearted, All that Jazz, ou Burlesque my ass
(It's Just) The Way That You Love Me, Straight Up e Forever Your Girl, da Paulinha Abdul. Pois quem não quis dançar em preto e branco fazendo Vogue antes mesmo da Mad? Straight Up é de 1989. Ah, ele dirigiu o clip de La Abdul que é uma homenagem a All That Jazz do Bob Fosse (Cold Hearted).


Freedom 90 da diva George Michael, aquele vídeo em que ele mesmo não aparece.


... precisa mais?

1 comentario:

Alex dijo...

:)

Eu falei que era bom.

Eu não tinha feito a relação entre as Abdul e o Fosse. Bem legal.