21 de marzo de 2005

¡Mira los Mirós!



Hoje fomos em petit comité ver, no Santander Cultural, a exposição de Joan Miró. Às vezes Porto Alegre nem parece essa capital provinciana, principalmente quando estamos diante de tamanha maravilha. As gravuras fazem parte do acervo da galeria Maeght, de Paris. Para os mais desavisados, pode parecer uma coleção de logotipos das Olimpíadas de Barcelona, ou mesmo uma propaganda do Bradesco, qualquer coisa assim. Mas o trabalho de Miró, para quem se faz o esforço de ver além das reproduções de capa de caderno, é incrível! Vale passar algumas horas admirando o verde, o vermelho, o azul e o amarelo de Miró, tudo coordenado por uma visão precisa de como se ocupa o espaço bidimensional (como diria João Cabral de Mello Neto, amigo pessoal do pintor).

A melhor coisa da exposição está no segundo andar, o livro de Jacques Prévert e Joan Miró. Não sabia da existência dessa obra. Poemas de Prévert ilustrados por Miró, quem precisa de algo mais em um domingo de sol?

Mesmo sem ter combinado, encontramos outros amigos, que tiveram a mesma idéia. Dentre eles: o jovem diretor e ator Rafael e a Professora Beatriz, acompanhada de sua filha. A nossa saída de domingo terminou com um café na Rua dos Cataventos. Minha sugestão para os que ainda não foram: não deixe passar da Páscoa!

No hay comentarios.: