28 de abril de 2005

Mundos Paralelos e Outras Dimensões



Será que o mundo está ficando mais idiota?

Essa impressão tem rondado a minha cabeça. Vou dar apenas três pequenos exemplos:

- Meus alunos não sabem quem é Agatha Christie, muito menos Gabriel García Márquez. (Os dois foram escolhidos pelo Inside Out - livro-texto de inglês, para um questionário sobre as preferências de cada um) – “Essa tal de Agatha é uma artista, né? Então vai na coluna do actor?”

- No sábado fui no Bourbon Country. Estava cheio, como sempre, de jovens vestindo preto que jogam RPG na praça de alimentação. Alguns outros tinham sobrado do show do Placebo, mas dava bem para saber por causa do delineador. Até aí tudo bem! Cada um faz do seu sábado o que bem quiser. Já, na Livraria Cultura, no segundo andar, um vendedor explicava entusiasmadamente tudo sobre um livro de mitologia medieval e mundos paralelos (?). O jovem comprador, que estava todo de preto e tinha aquele cabelão rebelde, queria um livro de RPG que tivesse duendes. Algo Celta Medieval com Duendes e o Rei Arthur! A mitologia tem que ser bem explicadinha, sabe, um universo paralelo que eu possa elaborar na minha cabecinha, entrar e sair dele bem fácil, entende (?). O tal do livro era perfeito, ainda vinha com cenários (?). Tenho saudade de quando a gente lia ficção para viajar na leitura.

- Falando em ficção. Meus caros, o infame Código do Leo da Vinci, é um livro de ficção! Estamos entendidos? Ficção é o contrário de realidade, ok? Sabe tem livros de História, lá você pode encontrar fatos históricos, escritos por historiadores, baseados em fontes seguras. Bom, então parem de dizer por aí que a Maria Madalena teve um filho com Jesus e que os Templários, junto com o Lancelot, os duendes, e a Enya, protegeram a menina dos malvados e trouxeram para o Rio de Janeiro, hoje ela é a Helô Pinheiro, a eterna garota de Ipanema.

Já está de bom tamanho a Igreja Católica contar mentiras por 2.000 anos. Agora tem gente querendo especular por trás delas. Queridos, o Crisitanismo quando não admite dúvidas. Então, Maria ficou grávida virgem, José nunca se envolveu sexualmente com ela, Jesus era mais virgem ainda, loiro de olhos azuis – uma pintura, Madalena se arrependeu (I’ll never be Maria Madalena, toca ao fundo). Tudo isso é verdade. A fé é só fé, acreditem ou não.

No hay comentarios.: