29 de abril de 2005

Là-bas, je ne sais où



Bossa nova, música de elevador, teclados de churrascaria, jazz, e muito mais você pode encontrar no disco novo da banda japonesa Elektel, Bitstream Lounge. Mais dois covers imperdíveis: Xanadu e Garota de Ipanema. Você vai se sentir em um cruzeiro pelo Caribe, tomando um drinque no deque, uma coisa Loveboat.

O disco anterior, Space Travel with Teddybear, é bem chatinho, mas o Bitstream Lounge é bem mais animado. Dá até para arriscar uns passinhos na sala de estar.

Vamos falar de Xanadu. Vocês sabem de onde a palavra vem? Antes de ser música da Olívia, os cinéfilos presentes lembrar-se-ão de que assim se chamava o palácio que Orson Welles manda construir para a mulher cantora em Cidadão Kane. (O quê? Vai dizer que vocês também não sabiam que Duran Duran era o nome do vilão de Barbarella?)


Rosebud in Xanadu

A palavra Xanadu foi inventada pelo poeta inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834), em seu poema "Kubla Khan" (em homenagem ao conquistador mongol, não à novela da Globo):

In Xanadu did Kubla Khan
A stately pleasure-dome decree :
Where Alph, the sacred river, ran
Through caverns measureless to man
Down to a sunless sea.

Hoje em dia, a palavra significa, segundo o Webster, a place (as a town or a village) of idyllic beauty.

Já pensaram? Se o seu Webster fosse o letrista da Electric Light Orchestra?

(Voz da Olívia)
A place
As a toooooown or a village
of idyllic beauty
They call it
Xaaaaaaanaduuuuuuu
(daí a pessoa rebola na sala e o gato reclama, que ele odeia espetáculos de baixo calão)

As cidades imaginárias são um dos assuntos preferidos da literatura universal, e já renderam até mesmo um livro só para elas.

Xangrilá? Antes de ser uma praia ventosa e escura, foi um livro de Hilton (o escritor, não o hotel).

Pasárgada? É uma aldeia do Tadjiquistão (mais informação -- e cliquem em todos os links, viu? deu um trabalhão achar -- aqui).

As pessoas que gostam do Tolkien, imagino que o façam primariamente por causa dos nomes de lugares estupendos que ele inventava.

E vocês? Quais são os lugares que não existem de que vocês gostam mais?

No hay comentarios.: