18 de mayo de 2005

Baila Comigo como se baila na tribo


Foto para a capa do Rita Lee, 1980 (aka Lança Perfume)

Um especial de fim de ano da Globo marcou a minha vida para sempre. No fim do ano de 1980, eu vi o show da Rita Lee (o carro-chefe do Lp era Lança Perfume), e desde então fiquei viciado. Curti toda a fase pop com o maridão Roberto de Carvalho. Só descobri a fase Glam-Bowie e a Mutantes muito tempo depois, na época não tinha "intertz".

Nunca fui daqueles que faz tudo para ir a um show, ter o vinil raro, ou o adesivo do lançamento do disco de 1973,... essas coisas. Só fui a um show da Rita, o primeiro acústico - Bossa 'n' Roll - em Pelotas City, vale lembrar aos meus amigos - fui SOZINHO. Inesquecível!


Zélia, Paula e Rita: no show para o Roddy

Estou que não me aguento para ver o show da PUC, ainda mais com a Zélia Duncan. Zélia é a melhor cantora viva da nova geração. Desde que a Marisa Monte se consagrou como a mais chata, séria, complexa, pentenha, carlinhos-browniana, arnaldo-antunesiana cantora, e a Cássia Eller morreu, Zélia é o que há. A morta Eller eu vi em Pelotas, no mesmo maravilhoso Teatro Guarani.


Rita Lee encarna BB

Eu gosto das baladas, dos rocks, do glam dos anos 70, dos pops, das cômicas, dos trocadilhos da Rita Lee. No disco 3001 tem um ótimo resumo dos trocadilhos engraçados da Tia (Entre sem bater - letra e música de Rita Lee):

A vida para mim estava morta
Mas você bateu na minha porta
E me encontrou meio perdida
Uma Lindonéia desaparecida
A Chiquita que não era bacana

Kátia Flávia sozinha na cama
Amélia vaidosa
Conceição rica e famosa
Meu amor é tão urgente!

Tivesse você me rejeitado

Eu hoje seria um bagaço
Uma Jujú sem balangandã
Luz sen Fuego, Elvira Cristã
Maria Escandalosa recatada

Carolina vendo a banda parada
Marcianita sem disco voador
Nem sorriso a Rita levou
Meu amor é tão urgente!

Então entre
Entre sem bater
Entre sem bater...
Entre sem bater em mim

3 comentarios:

Anónimo dijo...

Oi Marcelo,
tambem adoro a Rita Lee, via o Saia Justa só por causa dela, que fez o que quis com aquelas tres.
Ela é a maior, não tem pra nenhuma outra cantora brasileira.
Bj

Anónimo dijo...

Nem sei por onde começar... ok, não vai ser um comentário grande... rsss. Tia Rita tb é uma de minhas principais referências. Tb sou fã incondicional. Uma de minhas maiores alegrias foi ter entrevistado Tia Rita por e-mail... kkkk. Certa vez, em Londres, um rapagote escocês, desavisado, me contou que tinha conhecido uma cantora brasileira, que diziam até ser famosa... "Mrs. Lee". Quem? "Mrs. Lee? Rita Lee? Ela não é famosa, seu tolo! Ela é muuuuito famosa!!!" rs. Idiota, garanto que não aproveitou adequadamente os minutos ao lado de Tia Rita.

Anónimo dijo...

pelo q to vendo vc tb é fa da Rita ne??? Eu sou alucinada por ela, e ds piores: aquela q faz de tdo pra ir num show sim, q faz tdo pra ter aquela ultima revista. Adoro sua musica, sua vz, conversar com ela, sentir o carinho e mansidao de sua voz. E tb sou louca pelo Roberto, ela é um fofo.
Gostei de vc, hehehe.