23 de mayo de 2005

New Joy of Happy Orderly Mondays



Em vez de ir para o show do Ritchie, vi o Twenty Four Hour Party People. Ótima pedida, com o frio que estava fazendo, só mesmo 3Vs: vinho, vendo vídeo.

O filme conta a história da música de Manchester durante os anos 1980. Se você quer saber tudo sobre Tony Wilson, o homem por trás da Factory, do Hacienda e de grupos como o Joy Division, o New Order, e o Happy Mondays, veja o filme. A única banda mancuniana que escapou de Wilson foi The Smiths.

A história toda começa com um show dos Sex Pistols em Manchester, onde somente estavam 42 pessoas, algumas delas chaves para entender o pós-punk inglês. Dentre as pessoas que mudaram a sua vida depois de ver os Sex Pistols estava um rapazote ruivo chamado Mick Hucknall (vale conferir o link). Sim, ele estava lá. Além da gente entender a cena, os grupos, a coisa toda, o filme é engraçado, muito bem filmado e tem sacadas ótimas, como os monólogos diretos de Tony Wilson para o espectador.

O filme não foi lançado no Brasil. Tentei baixar da mula, mas é quase imposível entender alguma coisa, por causa do sotaque fortíssimo. Hoje vi que tem as legendas em espanhol, vale tentar. Eu vi essa edição inglesa, com horas de extras. Graças a amigos do jet set. Alguém perguntou se copiei? A resposta é óbvia: diga não à pirataria.



A trilha sonora é um outro evento. Vale ver o filme somente para ver-ouvir as canções, todas em gravações originais, e imagens que mesclam os atores e os músicos verdadeiros. Incrível!

Confira o conteúdo da festa:

No hay comentarios.: