Coisas do POP Ritaleenico
Rita Bowie com o Tutti Frutti, 1974
Rita Lee gravou quatro discos de estúdio com a banda Tutti Frutti (Atrás do Porto tem uma Cidade, Fruto Proibido, Entradas e Bandeiras e Babilônia). O grupo se desfez antes de pegar a estrada com a tournée do Babilônia. Para acompanhá-la nos shows, Rita Lee formou Cães e Gatos, alusão às constantes brigas entre os músicos.
Em 1979, Rita Lee gravou seu primeiro disco sem banda de apoio, -- apenas ela e Roberto de Carvalho, no auge da paixão e dando início a sua fase pop-romântica. Da dissolução da banda de apoio nasceu o Rádio Táxi. Todos músicos competentes e afinados com o rock and roll - Willie, Maurício Gasperini, Vander Taffo, Lee Marcucci e Gel Fernandes. Rita Lee foi a primeira estrela do rock nacional a vislumbrar um caminho ainda virgem no Brasil – a música pop. Na mesma esteira, apadrinhou o Rádio Táxi.
O primeiro sucesso do Rádio Táxi foi Coisas de Casal, de Rita e Roberto, parte da trilha sonora da novela Sol de Verão, da Rede Globo, em 1980.
Não quero dizer que as canções pornô-comestíveis (Sanduíche de Coração e Põe Devagar) e absurdos sobre o fim do mundo (Eva) sejam boas, ou que mereçam um lugar de destaque na história da new wave brazuca. Entretanto, o Rádio Táxi foi uma das bandas precursoras do movimento do rock-pop brasileiro nos anos 80. Tudo culpa da tia Rita.
Então... Coisas de Casal é um resumo de uma boa história de amor, daquelas em que a gente se completa e se implica:
Tive sorte de encontrar você
Que debocha do meu jeito de ser
De repente faz juras de amor
Me esquenta no frio
Me refresca no calor
A gente troca,
A gente troca de lugar
A gente brinca
A gente brinca de brigar
Chora de rir,
Fica de mal
Coisas de casal, coisas de casal
No hay comentarios.:
Publicar un comentario