13 de febrero de 2007

Antropologia Glútea


Domingo, dez e poca da noite, eu sentado no chão no meio de algumas pilhas de papel fazendo outras pilhas de papel: recicla e guarda. Toca o telefone, a cunhada pequena eufórica: - é verdade que a Sula (Sueli) Miranda é irmã da Gretchen? – Sim, inclusive elas tinham um grupo infantil, A Patotinha, as do Disco Baby.

Gretchen, Maria Odete Brito de Miranda, segundo o cunhado foi a primeira expoente de um gênero tão aclamado pelo Brasil e agora pelo mundo – o Bunda Music. Pensei um pouco e não encontrei ninguém, nem uma bunda rebolativa mais antiga. O verbete Gretchen na Wikipedia confirma que a cantora(!) e ídala máxima dos programas tipo Super Pobre é a pioneira no estilo.

Alguém lembra de outra bunda mais antiga?

Será que alguém fez um estudo antropológico sobre o Bunda Music? De Gretchen a By-On-Vitamina-Cê, uma visão post-moderna sobre a bundalização da música popular em um mundo globalizado.

Aliás, no orkuchê tem uma comunidade dedicada aos que aprendem inglês com a Gretchen. Um luxo!

3 comentarios:

John dijo...

coincidenças... estávamos falando sobre a Chula Miranda, domingo. Eu também não sabia da Patotinha da Chula. Acho que antes da Gretcheena era a época das bundas mudas, tipo Rita Cadilac. Tem bundas que não cantam mas são expressivas, como a bunda tchã de Carla Perez.

Rody dijo...

Na língua inglesa eu não me lembro, mas na francesa, acho que minha iniciação foi com a Gretchen! hahahaha!

Rody dijo...

Tia Gretchen rules! rssss.