Fantasmas
Ontem, a RBS – a versão local da Rede Globo – apresentou o episódio A Visita, baseado em alguns contos do Caio Fernando Abreu. O que mais me surpreende nos episódios que assisti é a qualidade da produção cinematográfica gaúcha. O episódio baseado no conto da Lya Luft – Minha Mãe – parecia um sonho. No do Caio, as cenas do sonho do personagem principal são espetaculares - em alguns momentos parecia um filme bem feito.
No episódio A Visita, o moço volta a Porto Alegre para visitar a sua mãe e reencontrar alguns de seus melhores amigos de juventude. Como costuma acontecer nessas voltas para o lar, as lembranças do passado teimam em aparecer – inclusive a daquele verão em que o primo Alex veio passar o fim de semana na casa alugada na praia (Todos os gueis mereciam um primo Alex!). A seqüência do sonho tem a participação do Falcão, a nossa Maria Bethânia.
Os atores gaúchos costumam ser muito duros ou sobre atuados e gritões devido à tradição dos palcos (faz-me rir!). Os escolhidos para A Visita estavam contidos e bastante naturais. Outra delícia de se ver na tela é gente de verdade, não só porque têm quase o mesmo sotaque que eu, mas em razão das rugas da mãe e da queda de cabelo e magreza doentia do Beto, o personagem principal, por exemplo.
O que me fez pegar o primeio Caio que cruzou o meu caminho e reler.
A Visita aqui. Os outros episódios estão aqui.
4 comentarios:
Marcelo...obrigado por postar isso. Foi inevitável não rever os meus fantasmas. E vamos tocando em frente. Um grande abraço. Alê
Eu adoro Caio Fernando Abreu. Semana passada mesmo eu reli 'Morangos Mofados', que tem o conto do Sargento Garcia. Pena que os vídeos sejam tão pesados. Mesmo com conexão turbinada, não consegui assisti-los. Tem no YouTube?
EU TBM NÃO VI, NEM ESSES DO LINK
:(
E AINDA NÃO TEM NO TUBO DO IÚ
Eu consegui ver sem problemas...
Deixem carregando no pause, vale o tempo.
kisses
Publicar un comentario