25 de agosto de 2005

Love is a many-splendored Thing (Suplício de uma Saudade)

Thieves like us - Lonesome Tonight single cover, 1984

Dos grandes temas da literatura universal o amor é considerado o mais abregalhado. Quando a gente está amando é tão bom ler sobre o amor, falar, ouvir, cantar e muitos outros verbos.

Cheguei em casa um pouco mais tarde que o previsto. Como de costume, Sebastião - o gato - miou "oi", logo miou "comida". Depois de repor a ração do gato acabei, meio sem querer, ouvindo Thieves like us, do New Order, na versão 12" do Substance. Já fazia algum tempo que não ouvia o cd com alguns remixes dos Pet Shop Boys, uma coletânea do Jymmi Somerville, o primeiro álbum do Information Society, algumas faixas do My Robot Friend, e New Order, claro. Em geral, as compilações enormes em mp3 acabam só fazendo volume e dificilmente são postas para rodar.

Sinceramente, não lembrava qual era o tema da canção, só lembrava que o refrão era It's called love. Então, peguei a letra na Inter-Netty, e, batata, amor na cabeça. Gente chique, como os New Orders, também pode falar de amor. Essa é a parte que eu mais gosto:

I've lived my life in the valleys
I've lived my life on the hills
I've lived my life on alcohol
I've lived my life on pills
But it's called love
And it belongs to us
It's called love
And it's the only thing that's worth living for
It's called love
And it belongs to us
It's called love
Yes it's called love

Oh, love is found in the east and west
But when love is at home, it's the best

Não é assim mesmo? Falar de amor pode ser brega, mas acerta o alvo direitinho. É bem mais fácil quando se têm escritores, poetas, letristas - o pessoal das palavras - para nos ajudar com os sentimentos.

Amando ou não, eu acho que Thieves like us é um dos melhores títulos de música que eu conheço, algo como ladrões como nós. Na mesma linha, a concorrente mais forte é Shoplifters of the World unite, dos Smiths.

No hay comentarios.: