23 de agosto de 2005

Prato do dia: Hangover de Pimenta recheado de Lyrics


Muito antes de tornar-se a maior cantora do Brasil, a pimentinha Elis Regina gravou dois discos na linha Celi Campelo tentando ser uma cantora para adolescentes - Viva a Brotolância, 1961, e Poema de Amor, 1962. Os dois foram lançados juntos em CD, na coleção Dose Dupla.

As canções são na sua maioria covers. Muitas delas são realmente incríveis, dê uma sacada nas que eu mais gosto:

As Secretárias (Cha-cha-cha para o secretário/ Cha-cha-cha como é bom bailar / Necessito um secretário competente, com experiência e boa apresentação / Solicito alguém jovem e bonito e com carta de apresentação), abusada, não?;

Pizzicati, Pizzicato (Quando eu ouvi tocar um doce pizzicati / quase desandou / e quase parou / o pobre coração que só palpita por ti... e como um violino doido a suspirar / sonhou, sonhou / plum plum plum plum);

Baby Face (Baby Face / esse rostinho lindo / Baby Face / parece ingênuo / não é isso, não), que faz parte da trilha do musical Positivamente Millie;

As coisas que eu gosto (As coisas que eu gosto / eu vou lhe dizer / são coisas bonitas que vêm de você), da trilha do filme A Noviça Rebelde, a mesma que Björk-Selma canta na prisão, os vocais da versão da Elis parecem ter sido feitos pelos Três Patinhos;

Sonhando (Sonho, eu sempre sonho que o amor irei buscar... Alguém que eu venero, que eu tanto quero, não sei quem é), como assim, não sabe quem é?;

Dá Sorte (Dá sorte fazer o que eu digo / Dá sorte querer seu amor / Dá sorte cantar comigo / Cantem, então, a canção que eu fiz para ser feliz: / Creio no supremo poder / Gosto de quem gosta de mim).

Não contente com essas pérolas, o disco Viva a Brotolância traz o hino helenístico Dor de Cotovelo. A letra, que é um monumento à cultura de bar, é de João Roberto Kelly. Quem?

O mesmo compositor de Cabeleira do Zezé, 1963 (Olha a cabeleira do Zezé / Será que ele é 2x/ Será que ele é bossa nova? / Será que ele é Maomé? / Parece que é transviado / mas isso eu não sei se ele é / Corta o cabelo dele! 2x), Mulata Bossa Nova, 1964 (Mulata bossa nova / caiu no hully-gully / e só da ela / Ê ê ê ê ê ê/ na passarela / A boneca está cheia de fiu-fiu / esnobando as louras / e as morenas do Brasil), e outras marchinhas de carnaval. Agora dá pra saber quem é?

Voltando para o bar, confira a letra de Dor de Cotovelo e tenho certeza que sinos soarão na sua cabeça:

Beber pra esquecer é teimosia
Hoje muito whisky, muita alegria,
Amanhã ressaca, saco de gelo
O bar não é doutor que cure a dor de cotovelo (2x)

A dor pra curar não tem receita
É corcunda que se deita
Sem achar a posição
E sentir saudade não faz mal
Não é no fundo do copo
Que você vai encontrar sua moral

1 comentario:

Angélica Freitas dijo...

seo coquinho, tu tem algum sempre livre? a banda, não os abessorvente? ah, estou ouvindo a minha maria coletânia chic pop 2003 e indo à loucooora.