18 de agosto de 2005

Questões Cruciais volume 1

A "vida louca, vida" que levamos é marcada por uma constante busca do "eu", de uma definição intrínseca do nosso ser mais íntimo. Como a lagarta pegunta para Alice: Quem és tu?, perguntamos-nos: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida? Quem tem medo de Virginia Woolf? Quem bate, é o frio? Preciso fazer um lifting?

Esses questionamentos que impelem a população para o consumo de livros de auto-ajuda culinária, psicografados do tipo Violentas da Janela, e esotéricos do Paul Rabbit. Junto com muitas varinhas de incenso e discos da Enya.

Como sou musical, é na música que encontro as verdadeiras perguntas, ainda muito mais inquietantes. Muitas delas ainda sem solução -- a respeito das quais, nem os maiores filósofos e pensadores da atualidade chegaram a alguma conclusão.

A primeira seleção das questões cruciais é dedicada ao grupo de Manchester que colocou várias minhocas em muitas cabeças nos anos 80 -- The Smiths. Talvez muitos ainda fiquem perplexos com as dúvidas Smithianas. Talvez suas mentes mudem para sempre. Então, antes de ler as perguntas, certifique-se da sua próxima consulta com o médico das idéias, tome um lexotan só para relaxar e respire fundo. Vamos lá:

1. How soon is now? (How soon is now?)
2. When you want to Live -- How do you start? Where do you go? Who do you need to know? (The Boy with a Thorn in his side)
3. What difference does it make? (What difference does it make?)
4. Does the body rule the mind or does the mind rule the body? (Still Ill)
5. Nature is a language -- Can't you read? (Ask)
6. Will nature make a man of me yet? (This charming Man)
7. Do you love me like you used to? (Rubber Ring)
8. Is it wrong to want to live on your own? (Sheila, take a bow)
9. When we're in your scholarly room who will swallow whom? (Handsome Devil)
10. Is it really so strange? (Is it really so strange?)
11. If you're so funny then why are you on your own tonight? (I know it's over)
12. Has the world changed, or have I changed? (The Queen is dead)
13. Do you know how animals die? (Meet is Murder)
14. Well I wonder do you hear me when you sleep? (Well I wonder)
15. Why did you change? (Golden Lights)

Post dedicado ao amigão Tacel, que estava comemorando secretamente suas primaveras, e me ensinou a gostar dos Smiths. Feliz Aniversário - depois que passou pode desejar, né?

No hay comentarios.: