28 de septiembre de 2005

A origem das expressões mais expressivas

Em 1996, minha mãe foi ao Marrocos e, claro, trouxe um montão de bugigangas. Dentre elas um chapéu típico feito de linhas coloridas (mais bonito que o que o surfistinha da foto está usando). Eu tenho até hoje, mas nunca tive coragem de usar, nem numa festinha descolada.

Uma das amigas mais íntimas de mamãe tem um filho – daqueles super-edipianos e chatos – que sempre namora umas morenas iguais. Nunca digo o nome delas para não me confundir, mas devem ser apenas três. A da época em questão além de simplória é mulher-bicha segundo o conceito desenvolvido no gongo-link já citado anteriormente.

Determinado o cenário e os personagens, vamos ao apogeu da conversa.

Depois de ver muitas coisas marroquinas, presentes dados, figos comidos, kajal, couros e tal, veio parar nas mãos da dita mulé-beesha o chapéu. Ao que ela exclamou com aquela cara de filha da Regina Duarte meigaaaaaa: O que é o trabalho?! claramente querendo dizer que coisa mais linda o trabalho artesanal do artesanato. Ao que a senhora minha mãe prontamente respondeu: - É crochê. Uma resposta à altura. Não?

Desde então, a frase virou mito e é amplamente usada para demonstrar contentamento ou desprezo. Vejamos alguns exemplos:
O que é o trabalho?! (um gnomo maconheiro de durepox)
O que é o trabalho?! (uma pessoinha linda e fofa)
O que é o trabalho?! (um cabelo super-estruturado desestruturado com luzes e reflexos)

A expressão é super útil em várias situações do cotidiano. Agora que a expressão expressiva já está explicada então posso fazer uso corrente no blog já que está garantido o seu perfeito entendimento.

4 comentarios:

Anónimo dijo...

hahahaha...sou capaz de apostar as minhas calças...I know whom you are talking about....
Imagino a figura falando: O que é o trabalhoooo!!!!!
Bjão. Alê

Marcelo dijo...

REcord-ar é viver!!!
O que é a mulé-beesha?!

Anónimo dijo...

O que é o trabalho?! O que é aquela busanfa alí embaixo?! rss...

Anónimo dijo...

Mim também sabe a autora da frase: o apelido tem letras iguais...

O que é, realmente, o trabalho!!??

Bjs,

Claudia