23 de febrero de 2006

Missing You

Sempre houve a certeza que a palavra saudade só existe em português, logo só sentimos saudades em português. Entretanto, não podemos desconsiderar outras manifestações.

Em espanhol, ou castelhano, se usa, entre outras coisas, o verbo extrañar, que também quer dizer em português estranhar, desterrar, exilar. A relação de extrañar com saudade é que extrañar também significa estar privado do contato que antes havia com uma pessoa, coisa ou situação.

Em português, quando pegamos uma criança no colo e ela começa a chorar sempre alguém diz: está estranhando (não te conhece, é uma situação nova, sente falta do colo da mãe ou do pai).

Em um sentido poético, acho bonito estranhar alguém. Há uma sensação de estranheza quando estamos privados de um alguém a que estamos acostumados. Sentimos falta, estranhamos as coisas que fazíamos juntos, as conversas, as divisões, dormir junto, acordar junto, ouvir música, assistir a um filme... Não chega a ser aquele sentimento melancólico arrebatador que traz a tal da saudade, mas simplesmente (se é que posso escrever esse simplesmente aí) falta.

Sobre esse assunto Armando Manzanero, meu compositor de boleros preferido, escreveu a bela canção Te Extraño. Eu sei que baladas, boleros em castelhano são o que há de brega, mas eu já escrevi aqui antes que o amor é brega. Então, dê-se ao luxo de ouvir uma música sobre a falta dolorosa que faz um na vida do outro em quatro versões baixando aqui. LuisMi (sou intimo), que ilustra o post, gravou Te extraño na sua primeira edição de sua série de cds dedicados ao bolero - Romance.

Te extraño
como se extrañan las noches sin estrellas
como se extrañan las mañanas bellas
no estar contigo, por Dios, que me hace daño

Te extraño
cuando camino
cuando lloro
cuando río
cuando el sol brilla
cuando hace mucho frío
porque te siento
como algo muy mío

Te extraño
como los árboles extrañan el otoño
en esas noches que no concilio el sueño
no te imaginas, amor, cómo te extraño

Te extraño
en cada paso que siento solitario
cada momento que estoy viviendo a diario
estoy muriendo, amor, porque te extraño

Te extraño
cuando la aurora comienza a dar colores
con tus virtudes
con todos tus errores
por lo que quieras, no sé, pero te extraño

Te extraño
en cada paso que siento solitario
cada momento que estoy viviendo a diario
estoy muriendo, amor, porque te extraño

3 comentarios:

Anónimo dijo...

Se a música for cafona (mas gostosa) como a foto, vou adorar! rs.

Anónimo dijo...

aiiii... achei q era só eu q sofria desse mal! q seja brega! q seja a flor do brega! qm ama e não tá perto, sente falta!
Bjinho e força querido!!!

Andrei dijo...

Aitai ne.